Empréstimo consignado

Bastante diferente do empréstimo comum, nesse tipo de empréstimo o valor da parcela fica retido, ou seja, ele é garantido de forma antecipada pelo banco que realiza um débito automático do valor mensal diretamente na folha de pagamento ou do benefício previdenciário em caso de aposentados ou pensionistas do INSS.
O valor que fica retido nessa operação não pode ultrapassar 35% do valor da renda, sempre considerando todos os empréstimos contratados e outros descontos financeiros, de acordo com a lei 10.820/2003 que regula a autorização para desconto de prestações em folha de pagamento.
Afinal, como funciona o empréstimo consignado na prática?
Aprovação e liberação do empréstimo consignado
Após realizada a aprovação do crédito, a assinatura do contrato e todos os demais tramites necessários o crédito é liberado na conta que fora indicada pelo solicitante. Dessa forma, o dinheiro solicitado para o crédito consignado poderá então ser utilizado para a finalidade que for desejada, diferente do contrato de um financiamento, que por exemplo possui uma finalidade específica.
Descontos diretamente na folha de pagamento
Os descontos, ou seja, os pagamentos das parcelas do empréstimo consignado são fixos. Isso significa que todos os meses, em uma determinada data que tenha sido previamente definida no momento de realização do contrato como data para vencimento juntamente ao valor da prestação será retido pelo banco de forma consignada.
O valor da prestação que será descontada deve estar sempre no contracheque, holerite ou no extrato de pagamento quando for beneficiário do INSS. Além disso, após a quitação em tempo normal ou por antecipação, o contrato é liquidado, desaverbado e com isso o limite de crédito passa a ser liberado mais uma vez, liberando também uma margem consignável.
Quem pode solicitar um empréstimo consignado?
Para realizar a contratação de um empréstimo consignado é preciso estar dentro de uma das seguintes categorias:

  • Aposentado ou pensionista do INSS;
  • Funcionário público (federal/SIAPE, estadual ou municipal);
  • Ser militar das forças armadas;
  • Trabalhar de carteira assinada (para receber acesso ao crédito consignado privado);

O desconto é realizado e autorizado diretamente no contracheque do solicitante, por essa razão, torna-se obrigatório a empresa pela qual a pessoa que deseja solicitar o empréstimo consignado trabalha ou receba um salário ou benefício seja conveniada com os bancos que proporcionam esse tipo de crédito.
Aposentados e pensionistas só podem realizar uma contratação de empréstimo consignado em bancos autorizados pelo INSS.
Limite de crédito para o empréstimo consignado
Para a análise a aprovação do crédito o banco avalia o contracheque ou o extrato bancário do beneficiário. O valor que será liberado através do empréstimo consignado dependerá da margem consignável disponível, porém o limite de crédito só será definido de acordo com a política de cada banco.
Além disso, as empresas privadas podem estipular um limite de salário que pode solicitar um empréstimo consignado, tudo isso com o objetivo de manter sempre o equilíbrio financeiro de seus colaboradores.
Por essa razão, antes de realizar um empréstimo consignado é essencial avaliar se esse realmente é o momento ideal, caso seja, basta seguir as dicas compartilhadas acima.

 

 

Simular Emprestimo

Contato

Endereço

Rua Cussy Junior, 8-64
Centro Bauru - SP
CEP: 17015-021


Telefones

(14) 3243-3342
(14) 99101-8804